Construindo o PROEJA no DF – aproximando escolas e construindo referenciais para a política pública

Renato Hilário dos Reis
Remi Castioni
Lúcio França Teles

O trabalho discute a tentativa de articular a dimensão da educação de jovens e adultos – EJA com a educação profissional no Distrito Federal. A partir de uma pesquisa patrocinada pelo MEC CAPESSETEC, que contemplou um projeto no Centro-Oeste, coordenado pela UFG, o projeto a cargo da UnB identificou em duas escolas da Região Administrativa de Ceilândia, maior aglomerado urbano de Brasília, a possibilidade de integrar essas duas modalidades de educação. Partindo da possibilidade prevista por um decreto federal, a pesquisa visa à constituição de um itinerário formativo que integre as duas modalidades de educação. Nesse particular, o texto discorre sobre a estrutura da educação no DF e como estão organizadas as escolas de EJA e de educação profissional na RA de Ceilândia com o Centro de Ensino Médio (CEM 3) que trabalha a educação de jovens e adultos e o Centro de Educação Profissional (CEP), que desenvolve a educação profissional e que separadas fisicamente por 800 metros de distância uma da outra, constituem um importante desafio para a organização no DF dessa integração. Tendo por orientação a pesquisa-ação, o trabalho reflete o caminho percorrido até aqui.

Artigo completo - pdf

PROEJA-Transiarte - © 2015 | Todos os Direitos Reservados