PROEJA TRANSIARTE: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DA SITUAÇÃO PROBLEMA DESAFIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Dorisdei Valente Rodrigues 
Doutoranda do Programa de Pós Graduação Em Educação – UnB 
Brasília- Distrito Federal -Brasil 
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 
Obeduc/Capes 
cotidianidade Educativa

 

O grupo de pesquisa Proeja-Transiarte vem desenvolvendo desde 2007 experiências com educandos e educadores da educação de jovens e adultos trabalhadores com ênfase na disseminação de uma estratégia que  promova espaços para criação e a construção coletiva a partir de dispositivos e suportes tecnológicos. A  metodologia utilizada é a pesquisa-ação orientada por (BARBIER, 2003, FREIRE 2008), que como prática  caracteriza-se por uma ação colaborativa sustentada pela reflexão crítica e as transformações que a realidade  demanda. A práxis da transiarte pauta-se no trabalho coletivo e nas produções estéticas tecnológicas significativas que dialogam com as experiências de vida dos educandos no coletivo, a partir da situação  problema desafio materializadas em diferentes formatos digitais; como vídeo, animação, poesia entre outros.  Essa pesquisa integra a rede de pesquisa do programa Observatório da Educação – Edital 049/2012/CAPES/INEP com a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Federal do Espírito Santo, denominado: Desafios da Educação de Jovens Adultos integrada à Educação Profissional: identidades dos sujeitos, currículo integrado, mundo do trabalho e ambientes/mídias virtuais. Ao longo de cinco anos a pesquisa vem sendo conduzida por um pesquisador coletivo constituído por educadores e educandos das escolas participantes e da Universidade de Brasília-UnB. Temos como eixo fundante: a aprendizagem coletiva e a produção artística para pensar o cotidiano da escola na era digital. 

 

Artigo Completo - pdf

 

PROEJA-Transiarte - © 2015 | Todos os Direitos Reservados