O Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia foi inaugurado em 12 de novembro de 1971, tendo suas atividades iniciadas nesta mesma data, como Centro de Ensino de 1º Grau.
Atendia a alunos da 5ª a 8ª séries que viam principalmente das Escolas Coloridas, localizadas na Ceilândia Sul, fundadas na mesma época. Assim, os alunos cursavam o Jardim de Infância até a 4ª série primária e em seguida eram encaminhadas a estes Centros de Ensino para cursarem de 5ª a 8ª séries, encerrando assim, o 1º grau.
Como tratava-se de uma clientela com idade a partir de 11 anos, a escola foi criada num espaço bem amplo onde se podia, entre outras coisas, aproveitar muito a prática desportiva, com quadras coberta/descoberta, pista de atletismo, banco de areia para saltos à distância, entre outros.
Espaços abertos internos com canteiros e viveiro entre blocos de salas, salas de aula especiais equipadas com bancadas e pias, davam a esta escola a característica de ser grande para os que estavam saindo das Escolas Coloridas.
Em 11 de fevereiro de 1977, a Resolução nº 95 CD transformou a escola em Centro Interescolar nº 01 de Ceilândia, que foi posteriormente vinculado ao Complexo Escolar “B” de Ceilândia. A partir deste ano a modalidade de ensino foi ampliada e atingiu o 2º grau.
Em 17 de outubro do mesmo ano recebeu a denominação de Centro Educacional 03 de Ceilândia. E em 2000 o nome foi novamente alterado para Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia, quando a escola passou a ser especializada em Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
O CEM 03 de Ceilândia atende hoje a 3.101 alunos divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno, moradores não só das quadras próximas como também na Ceilândia Norte, Setor “O”, Setor “P”, Expansão, Taguatinga, Recanto das Emas, Samambaia e Águas Lindas.
A Instituição foi inaugurada em 21 de maio de 1982 com o nome de CET (Centro de Educação para o Trabalho). Em 17 de dezembro de 2000, com a inauguração de um novo prédio, teve a ampliação de sua área construída de 4.100m² para 8.166m².Em 18 de julho de 2002, passou a ser um Centro de Educação Profissional (CEP) e começou também a oferecer Cursos Técnicos.
Contribuir para o desenvolvimento da população do Distrito Federal e Entorno, proporcionando Formação Profissional na dimensão da Humanização do Processo Produtivo, visando a inserção cidadã no mercado de trabalho, ofertando cursos de Educação Profissional nos Níveis Básico e Técnico regular e PROEJA globalizando aspectos pertinentes ao mundo do trabalho, que flexibilizam os caminhos da inserção social através da produção de bens e serviços. Atividades Voltadas ao atendimento à Comunidade.
Funcionamento da Biblioteca Cora Coralina, cujo acervo possui mais de 15 mil livros atendendo à comunidade nos três turnos; Venda de produtos e prestação de serviços à comunidade de Ceilândia e entorno principalmente nos cursos das áreas de: Vestuário, Beleza, Veículos e Móveis;
Utilização do espaço físico interno da escola para realização de eventos-socio-culturais como formaturas; palestras; seminários; etc.
Site: http://www.cepceilandia.df.gov.br/