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Defesa de tese de doutorado
Dorisdei V. Rodrigues defende o trabalho “Transiarte: arte em transição” no dia 26 de junho, às 14h30, na Sala de Defesa da FE-UnB
Defesa de tese de doutorado
Na noite de 23 de abril serão apresentados os trabalhos feito durante as oficinas transiarte no Centro de Ensino Médio 9 (CEM 9) em Ceilândia
FE/UnB no Maranhão
Transiartistas irão participar do VI Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais, que acontece na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em julho
Dorisdei V. Rodrigues defende o trabalho “Transiarte: arte em transição” no dia 26 de junho, às 14h30, na Sala de Defesa da FE-UnB
Sob orientação do professor Lucio Teles, nossa colega Dorisdei, mais conhecida como Doris, apresenta a pesquisa na qual trabalha há 7 anos na última sexta-feira de junho. O trabalho apresenta reflexões de uma investigação sobre as potencialidades das tecnologias digitais da práxis da Transiarte como proposição para inovar em situações de ensino e aprendizagem, pela inserção de uma cultura didática digital no desenvolvimento de experiências a partir da arte digital na educação de jovens e adultos (EJA). No resumo de sua tese, ela explica que a práxis da transiarte pauta-se no trabalho coletivo e nas produções estéticas tecnológicas significativas que dialogam com as experiências de vida dos estudantes no coletivo, materializadas em diferentes formatos digitais, como vídeos, animação, poesias entre outros.
Os dados analisados pela pesquisadora compreendem a implicação no grupo de pesquisa desde 2008 e a oficina realizada no ano de 2014 em uma escola pública do Distrito Federal, desenvolvendo a linguagem da Transiarte de forma transdiciplinar com a disciplina de geografia do 3º segmento da EJA.
Dóris conclui que a Transiarte tem se mostrado, ao longo dos anos, uma experiência que desenvolve a ação-reflexão e a experiência do professor para o uso destas tecnologias, permitindo, assim, colaborar para que a educação deixe de ser mera transmissora de informação e passe a promover a construção do conhecimento por parte dos próprios estudantes.